domingo, 5 de setembro de 2010

Jornada de 30h semanais da(o) Assistente Social

Se for levado em conta as atividades desenvolvidas pelos profissionais, acho razoável, do contrário é mais uma lei que visa privilegiar uma determinada categoria, em detrimento de outras funções com iguais níveis ou muito mais estresse.

Em resumo: aquele profissional que trabalha em hospitais, presídios, etc., aí sim, faz sentido. Agora atuar na estuturação de projetos e programas sociais, qual é a "insalubridade" e o estresse existente diferente de outras funções? Do financeiro, contador, engenheiro?

Gente precisamos de práticas mais inteligentes para geração de emprego!

Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências
Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;
II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;
III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;
IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
V - assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;
VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;
VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;
VIII - dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;
IX - elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;
X - coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social;
XI - fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais;
XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;
XIII - ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.
Art. 5o-A. A duração do trabalho do Assistente Social é de 30 (trinta) horas semanais. (Incluído pela Lei nº 12.317, de 2010).Ver Lei na íntegra [abrir em nova janela.

sábado, 4 de setembro de 2010

Invasão de sigilo, ministro Mântega e o Lula

Não acreditei ao ver a forma simplista com que o ministro Mântega se dirigiu a mídia para falar sobre a invasão do sigilo fiscal na Receita Federal.

Disse que não foi só a filha do candidato Serra, e outros membros do PSDB que tiveram seu dados invadidos, e sim, outras pessoas comuns também.E que esse tipo de situação ocorre na Receita, e não deixou dúvida (nas suas palavras)que não é incomun ocorrer tais "crimes".

Inadmissível ouvir isso de um ministro, que em outros termos, no mínimo, deixou evidenciado que o aparato de segurança das informações da Receita, não funciona.

Em tese, se não há motivação política, é inegável a existência de incopetência. Sinceramente não sei o que é pior!

Por essas e por outros que a nossa deomcracia levará muito tempo para amadurecer.

Por fim o presidente Lula disse que tem coisa mais séria para tratar do que a quebra de sigilo da filha do Serra. Logo quem? O Lula! Batalhou tanto para seputar o regime de excessão e agora se posiciona dessa forma, arrogante e sobre a lei.

domingo, 29 de agosto de 2010

Quando podemos não fazemos: O PR Q QUEREMOS.


Nós reclamamos muito, criticamos muito, quanto ao nível dos nossos homens públicos, aliás, dos politiqueiros,e não sem razão.
Por outro lado, as poucas oportundidades que surgem para tentarmos melhorar o nível dos deputados, vereadores, enfim, dos políticos como um todo, e evitarmos o mau uso do dinheiro público, não nos mobilizamos o quanto deveríamos.
A OAB/PR através do movimento O Paraná Que Queremos já tem conseguido resultados efetivos, como por exemplo na votação da LEI DA TRANSPARÊNCIA, aprovada pela Assembléia Legislativa do PR. Não podemos deixar também de registrar que os trabalhos investigativos na Assembleia Legislativa do PR, foram iniciados pela RPC/Gazeta do Povo. Os escândalos foram inicialmente divulgados por essa rede.
O fato é de que ainda não é tão grande o número de pessoas que aderiram o movimento O PARANÁ QUE QUEREMOS.
Pessoal, é só acessar o site www.oparanaquequeremos.com.br e aderir. Você pode fazer um pouquinho mais: baixe o formulário do "abaixo-assinado", pois além de você mesmo assinar, consiga algumas assinaturas para que continuem as investigações na AL.
Vamos deixar de "blá,blá", e participar de forma objetiva na melhoria do processo político democrático.

domingo, 22 de agosto de 2010

Tudo sobre Teletrabalho e Home Office


No mundo e no Brasil nunca o tema inovação foi tratado de forma com tanta intensidade como agora. O que está corretíssimo, pela própria dinâmica dos negócios, e pela forma com que produtos e serviços se tornam obsoletos.
Não vejo, principalmente no Brasil, grandes movimentações de inovação nas relações do trabalho. E para aumentar o número daqueles que querem que as relações do trabalho estejam mais adequadas, e sempre no compasso do momento, convido a todos para contribuir com flexibilização da legislação, e sobretudo promover um movimento que estimule o engajamento das classes patronais e dos trabalhadores, com essa causa.

Não deixe de participar.

Como insumo a criatividade, postei vários links, sobre o tema Teletrabalho e Home Office.

Abraços.

Paulo Moacir

> http://carreiradeti.com.br/carreira-emprego-trabalhar-casa-teletrabalho/

> http://www.apdt.org/news/Sites%20Gerais_files/Sites_Teletrabalho.htm

> http://www.gohome.com.br/

> http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=15778&sid=9

> http://www.conjur.com.br/2010-jul-03/teletrabalho-implicacoes-legais-empregado-empregador

>http://www.tst.gov.br/Ssedoc/PaginadaBiblioteca/bibliografiaselecionadas/teletrabalho.htm

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Passou do Ponto - Não deixe de apoiar esse movimento

Blog passou do ponto, não deixe de apoiar esse movimento!

"""Bem vindo (a) ao site da Campanha “Passou do Ponto – Todos contra o Novo Ponto Eletrônico”.
Aqui você ficará por dentro das principais notícias e decisões relacionadas ao Novo Ponto Eletrônico (Portaria MTE 1.510/ 2009) e saberá porque todos somos contra esta medida que passou do ponto, sendo um retrocesso para empresas e trabalhadores.
Este site também é um canal onde discutiremos os problemas da medida e podemos manifestar a insatisfação em relação ao Novo Ponto Eletrônico. A proposta é promover uma mobilização eletrônica contra o Novo Ponto e conscientizar a sociedade em relação a mais uma medida burocrática que prejudica as relações do trabalho no Brasil.
Junte-se a nós!


Acompanhe-nos no Facebook e no Twitter""".

http://www.passoudoponto.com/

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Posicionamento dos deputados do PR em relação aos "casos" da AL

Estamos num período de campanha eleitoral onde nesse momento é muito comun os candidatos a cargos eletivos prometerem "o mundo e o fundo". Só que após as eleições eles simplesmente - pelo menos é o comportamento da maioria - deixam de interagirem com o povo. O que lamentável!
Por isso que não nos custa observar e conhecer a posição de cada deputado estadual, nos "tristes" episódios investigados e publicados pelo grupo RPC.
Acesse o e-endereço abaixo. É mais uma boa iniciativa em busca da moralização da políticia no estado e no país: http://www.oparanaquequeremos.com.br

terça-feira, 27 de julho de 2010

O que dá para aprender com o volei brasileiro


Tudo bem que são esportes diferentes, mas tanto o futebol quanto o volei são coletivos.
A seleção masculina de volei tem projeto, tem foco, renova e inova. Não sofre com a cartolagem. Quem é gestor cumpre o seu devido papel.
Uma equipe que participou de 10 ligas mundiais e venceu 8, não dá para não elogiar, vibrar, e comemorar esse feito. Poucas conseguiram e conseguem manter um time vencedor por tanto tempo.
Porém vamos continuar apaixonados e fanáticos só pelo futebol, ainda por muito tempo.Pois além de ser aglo cultural a própria midia não nos estimula a diminuir esse fanatismo em exagero.
Vejam no domingo à noite, em plena decisão da liga mundial, a GLOBO simplemesmente optou por transmitir o programa Fantástico. Se fosse uma partida de futebol Brasil x Bolívia,certamente a emissora mudaria a grade de programação normal em prol desse jogo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Collor que apóia Dilma , e ambos recebem apoio de Lula.

Me custa acreditar que em outros países, aliás nos desenvolvidos, onde o regime democrático já está mais consolidado, que esse tipo de situação ocorra com tanta facilidade como se "troca de roupas e sapatos", sem nenhum compromisso e respeito com o eleitor.
E mais: os políticos no Brasil eles seguem uma linha da pissocopatia, ou seja, não tem consciência, usam as pessoas como se fossem instrumentos, fazem fortuna, e assim por diante.


"Josias de Souza: Apoio de Collor a Dilma reforça ideia de que política é uma farsa "

A política brasileira sempre realiza casamentos a qualquer custo. A avaliação é do colunista da Folha e blogueiro Josias de Souza.

Para ele, "uma das graças do momento" é o jingle de campanha de Fernando Collor de Mello (PTB). O refrão da música diz: "é Lula apoiando Collor, é Collor apoiando Dilma pelo bem dos mais carentes".

O jornalista lembra, no podcast abaixo, das eleições de 1989, quando Collor enfrentou Lula nas urnas. Além deste caso, Souza fala sobre outros inimigos políticos que acabaram "casando por conveniência".

terça-feira, 20 de julho de 2010

Sugestão de leitura: Gestão de Pessoas

Esse livro organizado pelos professores da FIA, Josel Dutra, André Fischer e Wilson Amorim, uma boa referência para os profissionais da área de recursos humanos, principalmente para quem está iniciando.

Sugestão de Leitura - Autora Dra. Ana Beatriz

Resenha
'Mentes perigosas' discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses 'predadores sociais' com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população- aquelas a quem chamaríamos de 'pessoas do bem'.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Política no Brasil e a Copa do Mundo

A cada eleição, principalmente, para o cargo de presidente da pátria e governador do estado, existe entre nós uma grande expectativa de mudanças. Nesse período conversamos muito sobre, até participamos de algumas reuniões e manifestações,mas logo em seguida deixamos de lado e vamos tocar as nossas vidas. E é aí que acontecem as "coisas".
Da mesma forma com o futebol, precisamente com a Copa do Mundo. Perdemos, e aí nesse momento que surge da imprensa,da CBF, da sociedade um grande movimento de mudanças. Isso só ocorre num determinado momento. Em seguida tudo continua como dantes.
O problema nosso, infelizmente,é atitude cultural. Em resumo: mesmo sabendo que precisamos mudar, mas a dificuldade em nos adaptar a uma outra cultura é grande.

Portal de Relações do Trabalho e Sindicais

Um portal muito bom para se manter atualizado sobre as novidades das relações do trabalho no Brasil.
Participe se atualizando e contribuindo com os seus conhecimentos sobre o tema. Acesse: http://www.relacoesdotrabalho.com.br/

O Paraná que Queremos. Eu apoio!

Acesse o portal http://www.oparanaquequeremos.com.br/ e veja a lista das organizações que apóiam o movimento O Paraná Que Queremos.
Inclusive, conheça a posição de cada de deputado estadual quanto ao afastamento da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Paraná.
Parte dos parlamentares preferiram ignorar, a se posicionarem.

domingo, 4 de julho de 2010

#Copa do Mundo. Reflexão e aprendizado

Prezados e Prezadas:

Fiz uma breve reflexão sobre a participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Compartilho:

- Liderar é razoável mesclar juventude com a experiência (O Dunga poderia ser o "chefe", mas assessorado por um auxiliar com vivência como técnico de futebol, no mínimo, com passagens em grandes equipes brasileiras);
- O equilíbrio emocional em nossas vidas é fundamental, principalmente em situações adversas (quando a seleção tomou o gol de empate tudo mudou, para pior. A Holanda continuou do mesmo jeito);
- Os competentes, os eficientes, os diferenciados também falham (a defesa brasileira era até o jogo da Holanda o ponto forte da equipe);
- O plano "B' tem que fazer parte da estratégia (Quem poderia substituir o Kaká, caso necessário? Quais os jogadores no "banco" poderiam ser um fator de surpresa? Qual a jogada diferente?);
- Visão do todo. (obviamente que em 2006 foi um "oba oba"em termos de compromisso dos jogadores, mas tudo na vida deve ser dosado, ou seja, ter foco, momentos reservados, tudo bem, nada além disso é recomendável. Há um outro ponto relevante que é a importância do marketing esportivo para o "mundo da bola", resumo da "ópera": algumas empresas patrocinaram a seleção com objetivo de globalizar ou fortalecer as suas marcas, entretanto, em razão do exagero na reclusão tiveram os seus objetivos comprometidos).
- Uma cultura quando não faz mais sentido a um povo é preciso inteligência, e muita vontade para mudar. Essa paixão que toma conta de todos nós, na Copa do Mundo, é uma herança que foi criada pelos militares e até hoje se mantém muito viva. Gostar, amar, não se tem dúvida que faz bem, Inclusive, para alma. Fora isso, ........
- Temos que nos educar e disseminar, principalmente, para as crianças, perder também faz parte da vida! Ainda mais no esporte

Abraços.

domingo, 21 de março de 2010

"Velhinho (a)", mas ordinário (a) !

Há um certo tempo atrás fiquei um tanto espantado ao ourvir da Fernada Young - num programa da GNT - que tem velhos que são " filho da piiiii". A princípio a minha reação foi de achar a fala dessa pessoa uma "coisa de maluca", e até de pensar que ela seria maluca mesmo - entretanto, nada como não deixar ser dominado pela ansiedade e precipitação - pelo menos um pouco, não é sempre fácil - e refletir para tentar entender o ponto de vista dela.
Recorri as minhas colegas - pscicólogas, dedicadas e estudiosos do comportamento humano - para entender sobre essa questão de traços de personalidade, especificamente quanto a reversibilidade do problema, e elas todas me disseram que alguns desvios a pessoa, com muito esforço, pode amenizar os sintomas, no entanto, a resolução é difícil.
Desta foma nem sempre as marcas do tempo visíveis nas pessoas, significa que elas foram ou são gente legal, do bem, e tudo mais. Pelo simples fato que não raramente você encontra "velhos" com uma personalidade danada, só para não utilzar outros termos mais chulos. Imaginem quando eram mais jovens?
E agora com o avança da ciência aumentando a expectativa de vida será mais comun encontrarmos esses "sinhorzinhos senhorinhas" ordinárias.
A minha sócia (querida esposa.rs), na semana que passou sentiu na pele como reagem esses perfis sêniores, e como lhes falta bom senso, nada de diferente dos jovens problemáticos em situações elementares do dia-a-dia. Ao fato:
A minha esposa caminhando pelo bairro com uma casal de amigos, e por coincidência - eles tem idade próxima dos setenta, se deparam com um carro mal estacionado (com a traseira invadindo à avendia) aberto, e com o alarme soando, e também por uma grande coincidência na frente de uma casa de uma idosa (por cerca de umas duas horas). Bom, todos preocupados coma situação, pensando em sequestro, assalto, essas coisas todas, foi ligado para a polícia narrando o fato.A polícia não veio porque não tinha nenhum registro de furto, ou sequestro....
Depois do tempo já citado aparece a condutora do tal véículo, e ao ser abordada pela minha esposa e o casal de amigo, dizendo a ela que estávam preocupados com a situação, a "senhorinha" os igonorou, e ainda se não bastasse debochou de todos dizendo, e daí? Por fim, fechou os vidoros do veículo e foi se embora. Deixando todos com cara de "mané."
Vamos torcer para que a psicologia evolua para solucionar os maus traços de personalidade das pessoas, para num futuro breve termos menos jovens, adultos, e idosos sacanas e ordinários.
Vamos em frente sempre, para trás só caranguejo!

terça-feira, 16 de março de 2010

Adriano, Wagner Love, e o cidadão comum

Impressionante o quanto “o gol” mexe com o comportamento dos amantes do futebol, que até aí tudo bem, se não fosse à inversão de valores que esses atores provocam, incluem-se nesse rol grande parte da mídia, dirigentes de clubes, e enfim de todos os envolvidos direta ou indiretamente no meio desse esporte.

Tenho visto na grande mídia que pelo que tudo indica o Adriano, o “imperador”, como é aclamado pelos torcedores (já teve uma época que o título de imperador era bem mais rigoroso e seletivo para concedê-lo a alguém), deve ser convocado para compor a nossa querida seleção brasileira de futebol, na próxima Copa do Mundo. Que absurdo, pois nos últimos tempos esse cidadão vem apresentando fortes indicativos de estar com problemas, com reflexos diretos em seu comportamento (desnecessário entrar em detalhes), mas no futebol fatos extra-campo não tem nada a ver, diferente de cidadãos comuns que são cobrados permanentemente por uma conduta e postura estabelecida pela sociedade como normal. Independente se no ambiente corporativo ou na vida privada.
O outro rapaz, o “Só Love” acha perfeitamente normal ir até a favela e caminhar cercado de bandidos fortemente armados. É brincadeira, né!

Em suma: no nosso “futebolês”, de certa forma, requer que o jogador seja bonzinho (não precisa ser craque) e caia na graça da mídia, o resto é resto.

Vamos em frente! Para onde, é difícil saber!

domingo, 14 de março de 2010

Financiamento de campanha eleitoral e o jogo do bicho

Não há diferenças entre o "jogo do bicho" e o financiamento público de campanha eleitoral, no sentido de como age os aparatos da polícia e da justiça.
Vejamos: eventualmente no jogo do bicho a polícia faz uma pequena tempestada - querendo mas não querendo - por algum motivo, prendendo alguns "contraventores", e a justiça faz de conta que pune, e fica por isso mesmo, e na sequência esquece-se de tudo.
Quanto ao financiamento de campanhas eleitorais, não e nada de tão diferente, haja vista o momento que estamos vivendo. Para ficarmos somente em dois bons exemplos: Lula (Dilma) e José Serra.

E assim o Brasil vai, para onde é difícil saber!